Skip to content

BAIANÃO 2022

Conselho Técnico define fórmula de disputa e data de início: 19 de janeiro

20/11/2021 | 9h12

Anote aí: dia 19 de janeiro a bola vai rolar pelo Campeonato Baiano de 2022. E o campeão será conhecido dia 3 de abril. O atual é o Atlético de Alagoinhas.

Tudo sobre o Baianão foi discutido e aprovado durante o Conselho Técnico, realizado sexta-feira no auditório da FBF (Federação Bahiana de Futebol). O presidente da entidade, Ricardo Lima, conduziu o CT.

Ficou decidido que 10 clubes participarão da competição, incluindo o Barcelona, de Ilhéus, que ascendeu este ano ao conquistar o título da segundona.

Os 10 clubes envolvidos se enfrentarão entre si no sistema com jogos apenas de ida. Os quatro primeiros avançam às semifinais para que sejam conhecidos os finalistas.

Nas semifinais, a composição da tabela será a seguinte: (4ª do Grupo 1 x 1º do Grupo 1 e 3º do Grupo 1 x 2º do Grupo 1). Os jogos serão no sistema de ida e volta, assim como as finais.

No Baianão de 2022 ao invés de um cairão dois clubes.

O Campeonato Baiano garantirá ao campeão, vice e 3º colocado vagas na Copa do Brasil de 2023. O campeão também estará confirmado na Copa do Nordeste 2023, enquanto o vice-campeão terá o direito de disputar a Pré-Copa do Nordeste. O segundo representante baiano na Copa do Nordeste 2023 será o time mais bem posicionado no Ranking Nacional de Clubes da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

Além do presidente Ricardo Lima, compuseram a mesa do Conselho Técnico o vice-presidente Manfredo Lessa, a diretora de competições Taíse Galvão, o diretor de registros e transferências Felipe Quadros, e o diretor administrativo e financeiro Marcelo Araújo, todos da FBF.

Participaram mais o comandante do BEPE (Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos), Ten. Cel PM Elbert Vinhático, o presidente do SINDAP-BA (Sindicato dos Atletas Profissionais da Bahia), o ex-jogador da dupla BA-VI, Osni Lopes, e o diretor geral do Irdeb/TVE, Flávio Gonçalves.

OS PARTICIPANTES

Atlético
Bahia
Bahia de Feira
Barcelona
Doce Mel
Jacuipense
Juazeirense
UNIRB
VITÓRIA
Vitória da Conquista

FOTO: Site da FBF