Skip to content

ANTES DOS 40

Com apenas um toque, a mulher pode mudar o jogo

09/10/2021 | 16h01

Este é o mês do “Outubro Rosa”, movimento que vem ganhando força a cada ano com o objetivo de levar conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama.

Só no Brasil, o câncer de mama é responsável pela maior parte de mortes por câncer em mulheres entre 40 e 69 anos. Em 80% dos casos dessa doença, os primeiros sinais são descobertos pelas próprias mulheres, graças ao autoexame da mama feito em casa e por meio de toque nos seios.

O autoexame não substitui o exame clínico. O método, de acordo com o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), ajuda a mulher a conhecer o próprio corpo, mas o exame clínico das mamas é fundamental para detecção do câncer.

O Leão apoia esta causa e destaca a importância da prevenção de forma precoce, antes dos 40 anos, que pode ser feita de forma simples, com um toque.

O autoexame das mamas é recomendado para as mulheres a partir de 21 anos, sete dias após a menstruação, quando as mamas estão mais flácidas e indolores.

O Vitória, mais uma vez, incentiva a informação e a conscientização dessa campanha como forma de AMOR e CUIDADO pela VIDA! Previna-se e a qualquer sintoma, procure seu médico.