Skip to content

A VEZ DA GAROTADA

Sub-20 inicia a série de BA-VIS em busca de resgatar a hegemonia

16/09/2021 | 9h14

O Estádio Alberto Oliveira, localizado na cidade de Feira de Santana, a 108 km de distância da capital Salvador, será palco na tarde deste quinta-feira (16) do primeiro jogo da decisão do Campeonato Baiano da categoria sub-20. O Vitória decide o título com o Bahia e busca voltar a ser campeão depois de três anos.

A primeira partida terá início às 15h15, com transmissão ao vivo pela TVE. O adversário optou por mandar o jogo de ida em Feira de Santana.

Por ter realizado melhor campanha somando as três fases – classificação, quartas de final e semifinais -, o Vitória chega à decisão com direito a disputar o segundo jogo em casa. O campeão, assim, será conhecido dia 23, às 15h15, no Estádio Manoel Barradas, o Barradão.

O regulamento da competição determina que caso a decisão termine empatada em número de pontos, o campeão será conhecido através de cobrança de tiros livres direto da marca do pênalti, iniciando com a série de cinco cobranças para cada time.

O Vitória conquistou seu 16º título no ano de 2017 ao vencer nos pênaltis a equipe do Atlântico. Na edição seguinte, a equipe não conseguiu o bicampeonato diante do Bahia. Após dois empates no tempo normal foi batida nos pênaltis por 4 a 2. No ano de 2019, o Rubro-Negro não chegou à final, sendo eliminado pelo Canaã.

Por causa da pandemia do coronavírus, a FBF (Federação Bahiana de Futebol) não promoveu o Campeonato Baiano em 2020 e retomou este ano.

CAMPANHA
Atrás do 17º título, o Vitória chegou invicto à decisão. Na fase classificatória, comandado por Vinícius Rovariz, venceu os seis jogos, alcançando 18 pontos ganhos, com 18 gols a favor e 5 contra, 100% de aproveitamento.

A partir das quartas de final, reassumiu a equipe o ex-meia atacante Paulo Isidoro, revelado na base rubro-negra e finalista do Brasileiro de 1993 quando o Vitória enfrentou o Palmeiras. Paulo tinha deixado temporariamente o sub-20 para treinar o sub-23 que participou do Campeonato Brasileiro da categoria.

Sob o comando de Paulo, a equipe empatou em 0 a 0 o jogo de ida e aplicou 8 a 1 a Unirb, no Barradão, para avançar às semifinais. A goleada é a segunda maior do campeonato: Jacuipense 9 x 1 Vitória da Conquista é a primeira.

Para ser finalista, o time eliminou a Camaçariense nos pênaltis (3 a 1) após dois empates, o primeiro por 0 a 0 e o segundo por 1 a 1 no Barradão.

NÚMEROS
Dono do ataque mais positivo com 26 gols, o artilheiro rubro-negro e segundo do campeonato, é a jovem promessa Alisson Santos com 5 gols. Ainda balançaram as redes: Erick e Luan Santos, quatro vezes cada; Felipe e Ronaldo, três cada; Alan, Charlys, Felipe Oliveira, Guilherme, José Wilker, Márcio e Wanderson, cada com um gol.

Outra revelação do time, o goleiro Bruno Henrique atuou em todos os jogos da fase classificatória e sofreu cinco gols. A partir das quartas de final, a meta foi confiada a Yuri, com atuações no time profissional, passagens por seleções de base e convocado para participar da preparação da Seleção Brasileira principal durante a Copa América em 2019.

Yuri sofreu somente um gol e na partida decisiva que classificou o time às finais se transformou no grande heroi ao defender duas cobranças e garantir o placar de 3 a 1. Com 6 gols, a defesa rubro-negra é a menos vazada.

EXPERIÊNCIA
Dos jogadores convocados para o primeiro clássico decisivo, quatro deles têm passagens pelo time principal rubro-negro, dentro da política da diretoria de valorização da prata da casa.

São o goleiro Yuri, que, por sinal, treina com o time profissional, os atacantes Hitalo, Alisson Santos e o volante Maykon Douglas. Alisson é o novato da turma: teve participação somente em uma partida válida pelo Campeonato Baiano.

Yuri defendeu o time rubro-negro em três jogos no Baiano e 2 na Copa do Nordeste. Já Hitalo, com direito a um gol, disputou cinco partidas no Baiano e duas na Copa do Nordeste.

Maykon Douglas apresenta nove atuações no time principal, sendo uma na Copa do Brasil, três na Copa do Nordeste e cinco no Campeonato Baiano.

CAMPEONATO BAIANO| SUB-20| 2021
FINAIS
Jogo de Ida

BAHIA X VITÓRIA
Data: 16/09 – QUI
Local: Alberto Oliveira, Feira de Santana (BA)
Horário: 15h15
Árbitro: Janielton Andrade Oliveira
Assistente 1: Antonielson Jesus da Silva
Assistente 2: João Paulo de Sousa Reis
Quarto Árbitro: Jeferson Silva Andrade
Quinto Árbitro: Ivã Oscar Lima Sousa